Informações para Leitores
O periódico científico Brazilian Journal of Radiation Sciences, ISSN 2319-0612. publicado pela Sociedade Brasileira de Proteção Radiológica (SBPR) é uma revista de acesso aberto, revisada por pares. Ganha importância em um momento em que as sociedades de proteção radiológica em todo o mundo, como porta-vozes dos profissionais atuantes na proteção contra as radiações, enfrentam o desafio de promover uma cultura de proteção e segurança, em toda parte onde há trabalho com radiação, incluindo hospitais e demais instalações médicas, indústrias, plantas nucleares, universidades e laboratórios de pesquisa, bem como outras instalações que utilizam fontes de radiação.
Além dos raios-X e da radiação nuclear, a Revista aborda também o tema das radiações não-ionizantes. A Revista cobre as principais disciplinas das ciências relacionadas às radiações, incluindo a física, a química, a biologia e a medicina. Serão abordados tópicos de proteção radiológica tais como: Efeitos Biológicos das Radiações e Impactos na Saúde Pública; Radiação Natural; Radioproteção Ambiental, Ocupacional, de Indivíduos do Público e dos Pacientes; Instrumentação Nuclear e Metrologia e Dosimetria das Radiações; Direito Nuclear, Recomendações e Regulamentos Internacionais; Treinamento, Educação e Formação de Recursos Humanos; Desenvolvimento de Tecnologias e Metodologias em Radioproteção; Comunicação com a Sociedade e Participação e Compromisso das Partes Interessadas; Cultura de Segurança e Percepção de Risco; Preparação e Resposta a Emergências Radiológicas e Nucleares; Gestão de Rejeitos Radioativos e Descomissionamento; Transporte Seguro de Materiais Radioativos; Segurança Nuclear e Salvaguardas e Segurança Física das Fontes de Radiação.
Uma forma de implementar uma cultura de proteção radiológica é através da criação de adequados e apropriados processos de comunicação entre todos os atores envolvidos na prática da proteção radiológica. Por esta razão, a Sociedade Brasileira de Proteção Radiológica - SBPR, uma sociedade associada à IRPA, identifica a edição de uma revista científica como uma oportunidade para aumentar a difusão do conhecimento nesta importante área, envolvendo todos os atores dos processos decisórios relacionados a proteção radiológica. Daí a ampla gama de temas abordados pela revista.
Ao prover uma estrutura que permita estabelecer um diálogo construtivo com outras partes interessadas, pretendemos alcançar todos os atores envolvidos em atividades relacionadas à radiação, incluindo especialistas em proteção radiológica, físicos, médicos, bem como projetistas e fornecedores de equipamentos.






















