Estudo da influência do espectro de cargas de trabalho no cálculo de blindagem em salas de radiologia convencional
DOI:
https://doi.org/10.15392/bjrs.v2i2.20Palavras-chave:
Cálculo de blindagem, Atenuação de chumbo, NCRP 147Resumo
No presente trabalho são estudadas as alterações nas curvas de transmissão e a espessura da blindagem quando se trocam os espectros de carga de trabalho apresentados na publicação 147 do NCRP pelos espectros de carga de trabalho locais. Os espectros de carga de trabalho locais referem-se aos dados de hospitais da cidade de São Paulo e classificados em: piso e outras barreiras, estativa bucky mural de parede e todas as barreiras. A equação do rendimento a 1m em termos do kerma no ar de um tubo de raios X trifásico e com ânodo de tungstênio, apresentada no NCRP 147, é usada para determinar a curva de transmissão. As propriedades de atenuação do chumbo, concreto e aço determinam as curvas de transmissão para cada um dos espectros de cargas de trabalho. As curvas de transmissão ponderadas pelos espectros locais foram ajustadas pelo modelo de Archer. Os parâmetros resultantes foram usados para determinar a espessura da blindagem. No final, os resultados do presente trabalho foram comparados com os obtidos em casos típicos de blindagem em salas radiológicas presentes na publicação 147 do NCRP.
Downloads
Referências
NCRP - National Council on Radiation Protection and Measurement. Structural Shielding Design for Medical X-Ray Imaging Facilities. NCRP Report 147, Bethesda: NCRP, 2004. 125p.
Simpkin D. J. Shielding a Spectrum of Workloads in Diagnostic Radiology. Health Physics, v. 61, p. 259-261, 1991.
Simpkin D. J. Evaluation of NCRP Report No. 49 assumptions on workload and use factors in diagnostic radiology facilities”, Medical Physics, v. 23(4), p. 577-584, 1996.
Mello, L. B.; Costa, P. R. Evaluation of workload weighed transmission curves of commercial shielding materials used in diagnostic rooms. In: International Nuclear Atlantic Conference, 2007, Santos-SP. Anais da International Nuclear Atlantic Conference, 2007
Archer B. R., Fewell T. R., Conway B. J. and Quinn P. W. Attenuation Properties of diagnos-tic X-Ray Shielding Materials, Medical Physics, v. 21(9), p. 1499-1507, 1994.
NCRP - National Council on Radiation Protection and Measurement. Structural Shielding Design and Evaluation for Medical Use of X-Ray and Gamma Rays Up to 10 MeV. NCRP Report 49, Bethesda: NCRP, 1976.
Dixon R. L., Simpkin D. J. Primary Shielding Barriers for Diagnostic X-Ray Facilities: A New Model. Health Physics, v. 74(2), p. 181-189, 1998.
Simpkin D. J. Transmission data for Shielding Diagnostic X-Ray Facilities. Health Physics, v. 68(5), p. 704-709, 1995.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na revista Brazilian Journal of Radiation Sciences, editada pela Sociedade Brasileira de Proteção Radiológica, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Sociedade Brasileira de Proteção Radiológica, que está autorizada a publicá-lo em meio impresso, digital, ou outro existente, sem retribuição financeira para os autores.
Licença
Os artigos do BJRS são licenciados sob uma Creative Commons Atribuição 4.0 Licença Internacional, que permite o uso, compartilhamento, adaptação, distribuição e reprodução em qualquer meio ou formato, desde que você dê o devido crédito ao (s) autor (es) original (is) e à fonte, forneça um link para a licença Creative Commons, e indique se mudanças foram feitas. As imagens ou outro material de terceiros neste artigo estão incluídos na licença Creative Commons do artigo, a menos que indicado de outra forma em uma linha de crédito para o material. Se o material não estiver incluído no licença Creative Commons do artigo e seu uso pretendido não é permitido por regulamentação legal ou excede o uso permitido, você precisará obter permissão diretamente do detentor dos direitos autorais. Para visualizar uma cópia desta licença, visite http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/