Editorial
DOI:
https://doi.org/10.15392/bjrs.v1i1.1808Palavras-chave:
editorialResumo
A revista científica Brazilian Journal of Radiation Sciences, publicada pela Sociedade Brasileira de Proteção Radiológica (SBPR), surge em um momento de avanços significativos nas aplicações das radiações ionizantes e não ionizantes, bem como, de renascimento da indústria nuclear. Em um momento em que, como porta-vozes dos profissionais atuantes na proteção contra as radiações, as sociedades de proteção radiológica em todo o mundo enfrentam o desafio de promover uma cultura de proteção e segurança, em toda parte onde há trabalho com radiação, incluindo hospitais e demais instalações médicas, indústrias, plantas nucleares, universidades e laboratórios de pesquisa, bem como outras instalações que utilizam fontes de radiação.
Além dos raios-X e da radiação nuclear, a Revista abordará também o tema das radiações não-ionizantes. A Revista vai cobrir as principais disciplinas das ciências relacionadas às radiações, incluindo a física, a química, a biologia e a medicina. Serão abordados tópicos de proteção radiológica tais como: Efeitos Biológicos das Radiações e Impactos na Saúde Pública; Radiação Natural; Radioproteção Ambiental, Ocupacional, de Indivíduos do Público e dos Pacientes; Instrumentação Nuclear e Metrologia e Dosimetria das Radiações; Direito Nuclear, Recomendações e Regulamentos Internacionais; Treinamento, Educação e Formação de Recursos Humanos; Desenvolvimento de Tecnologias e Metodologias em Radioproteção; Comunicação com a Sociedade e Participação e Compromisso das Partes Interessadas; Cultura de Segurança e Percepção de Risco; Preparação e Resposta a Emergências Radiológicas e Nucleares; Gestão de Rejeitos Radioativos e Descomissionamento; Transporte Seguro de Materiais Radioativos; Segurança Nuclear e Salvaguardas e Segurança Física das Fontes de Radiação.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Direitos autorais (c) 2022 Brazilian Journal of Radiation Sciences

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na revista Brazilian Journal of Radiation Sciences, editada pela Sociedade Brasileira de Proteção Radiológica, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Sociedade Brasileira de Proteção Radiológica, que está autorizada a publicá-lo em meio impresso, digital, ou outro existente, sem retribuição financeira para os autores.
Licença
Os artigos do BJRS são licenciados sob uma Creative Commons Atribuição 4.0 Licença Internacional, que permite o uso, compartilhamento, adaptação, distribuição e reprodução em qualquer meio ou formato, desde que você dê o devido crédito ao (s) autor (es) original (is) e à fonte, forneça um link para a licença Creative Commons, e indique se mudanças foram feitas. As imagens ou outro material de terceiros neste artigo estão incluídos na licença Creative Commons do artigo, a menos que indicado de outra forma em uma linha de crédito para o material. Se o material não estiver incluído no licença Creative Commons do artigo e seu uso pretendido não é permitido por regulamentação legal ou excede o uso permitido, você precisará obter permissão diretamente do detentor dos direitos autorais. Para visualizar uma cópia desta licença, visite http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/