Effects of ionizing radiation on rheological properties of seasoned cassava bacon flour defatted
Palavras-chave:
food irradiation, seasoned flour, viscosity profileResumo
A ação da radiação ionizante em alimentos ocorre devido a interações de energia que modificam estruturas e atualmente é vista como uma alternativa tecnológica no aprimoramento da massa de alimentos frente às indústrias alimentícias. A farinha temperada, ou "farofa", prato típico brasileiro, apresenta seu maior desafio relacionado à estabilidade oxidativa, devido ao seu alto teor de lipídios. O objetivo deste trabalho foi avaliar os efeitos da radiação ionizante nas propriedades reológicas de bacon, farinha de mandioca temperada ou bacon "farofa" (BF) e bacon desengordurado "farofa" (DBF). As presas foram removidas no mercado local de São Paulo-SP / Brasil,portanto, a farinha foi desengordurada com hexano e irradiada no Centro de Tecnologia de Radiação (CTR) do IPEN-CNEN em uma máquina de feixe de elétrons nas doses de 0 (controle) e 5 kGy (fins sanitários), e analisada quanto às suas propriedades de ligação usando RVA-Rapid Visco Ana-lyzer (perfil de viscosidade) e textura de massa (texturômetro). Os resultados demonstraram que a aplicação da irradiação com feixe de elétrons a 5KGy afetou as propriedades reológicas das farofas em relação à moderada, todos os parâmetros do perfil de viscosidade no RVA e na textura da pasta. Resultando em produtos mais fáceis de serem mastigação durante o consumo.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Direitos autorais (c) 2021 Brazilian Journal of Radiation Sciences

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na revista Brazilian Journal of Radiation Sciences, editada pela Sociedade Brasileira de Proteção Radiológica, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Sociedade Brasileira de Proteção Radiológica, que está autorizada a publicá-lo em meio impresso, digital, ou outro existente, sem retribuição financeira para os autores.
Licença
Os artigos do BJRS são licenciados sob uma Creative Commons Atribuição 4.0 Licença Internacional, que permite o uso, compartilhamento, adaptação, distribuição e reprodução em qualquer meio ou formato, desde que você dê o devido crédito ao (s) autor (es) original (is) e à fonte, forneça um link para a licença Creative Commons, e indique se mudanças foram feitas. As imagens ou outro material de terceiros neste artigo estão incluídos na licença Creative Commons do artigo, a menos que indicado de outra forma em uma linha de crédito para o material. Se o material não estiver incluído no licença Creative Commons do artigo e seu uso pretendido não é permitido por regulamentação legal ou excede o uso permitido, você precisará obter permissão diretamente do detentor dos direitos autorais. Para visualizar uma cópia desta licença, visite http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/