A perspectiva do estudante da Escola SESC de Ensino Médio a respeito da geração de energia núcleo-elétrica

Authors

  • Bruno Quadros Escola SESC de Ensino Medio
  • Julia Silva Santiago Silveira Souza Escola SESC de Ensino Medio
  • Maria Gabriela Pedrozo Escola SESC de Ensino Medio
  • Vivian Jeronimo Escola SESC de Ensino Medio
  • Milton Alves Gonçalves Jr. Escola SESC de Ensino Medio
  • Clara Teixeira Escola SESC de Ensino Médio
  • João Pedro Salgado Silva Escola SESC de Ensino Medio
  • Lucas Zanotto Dill da Silva Escola SESC de Ensino Médio

DOI:

https://doi.org/10.15392/bjrs.v7i1.787

Keywords:

geração de energia, energia nuclear, ensino de ciências

Abstract

O trabalho busca compreender o ponto de vista dos jovens estudantes do ensino médio sobre a geração de energia núcleo-elétrica no Brasil. Foi realizada uma pesquisa a partir de um questionário com alunos da Escola Sesc de Ensino Médio, indicativo de tal perspectiva. O entendimento, por sua vez, dá-se a partir da análise de influências educacional, social e familiar. Para melhor compreensão, divide-se os alunos em diferentes momentos do ensino médio, de acordo com o acesso que os mesmos tiveram a um conhecimento científico formal e informal. No estudo, nota-se que a aceitação acerca da geração de energia nuclear em território brasileiro ocorre de maneira gradual ao longo dos anos na escola.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

  • Bruno Quadros, Escola SESC de Ensino Medio
    Departamento de Ciências da Natureza
  • Julia Silva Santiago Silveira Souza, Escola SESC de Ensino Medio
    Departamento de Ciências da Natureza
  • Maria Gabriela Pedrozo, Escola SESC de Ensino Medio
    Departamento de Ciências da Natureza
  • Vivian Jeronimo, Escola SESC de Ensino Medio
    Departamento de Ciências da Natureza
  • Milton Alves Gonçalves Jr., Escola SESC de Ensino Medio
    Departamento de Ciências da Natureza
  • Clara Teixeira, Escola SESC de Ensino Médio
    Departamento de Ciências da Natureza
  • João Pedro Salgado Silva, Escola SESC de Ensino Medio
    Departamento de Ciências da Natureza
  • Lucas Zanotto Dill da Silva, Escola SESC de Ensino Médio
    Departamento de Ciências da Natureza

References

Powers, T. Heisenberg's War: The Secret History of the German Bomb. Boston, MA: Da Capo Press, 2000.

Xavier, A; Lima, A.; Vigna, C; Vebi, F; Bortoleto, G; Goraieb, K; Collins, C; Bueno, M. Marcos da História da Radioatividade e Tendências Atuais. Química Nova, v. 30, No.1, p. 83-91, 2007.

Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais (Ensino Médio). 2000. 109p.

SANTOS, Glauber Eduardo de Oliveira. Cálculo amostral: calculadora on-line. Available at: <http://www.calculoamostral.vai.la>. Last accessed: 16 Jan. 2018.

Boas, S. V. Formação e Informação Científica - Jornalismo para Iniciados e Leigos. Ed. Summus Editorial, São Paulo, 2005.

De Almeida, R. A. Um Estudo Simplificado sobre a Percepção Pública na Área Nuclear: Sugestões para Campanhas Educativas para os Diferentes Segmentos da Sociedade. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Reatores). Rio de Janeiro, PPGIEN/CNEN, 2011.

Da Costa, I; das Dores, J; Lira-da-Silva, R. Percepção dos Estudantes do Ensino Médio da Rede Pública de Salvador, Bahia sobre Energia Nuclear. Available at: <http://www.nutes.ufrj.br/abrapec/viiienpec/resumos/R0273-1.pdf> Last accessed: 16 Jan. 2018.

Lucena E. A. et al. Radiação Ionizante, Energia Nuclear e Proteção Radiológica para a Escola, Brazilian Journal of Radiation Sciences, v. 5, n. 1, 2017. doi: 10.15392/bjrs.v5i1.215

da Silva, F; Pessanha, P; Bouhid, R. Abordagem do tema controverso Radioatividade/Energia Nuclear em sala de aula no Ensino Médio – Um Estudo de Caso. Available at: <http://www.nutes.ufrj.br/abrapec/viiienpec/resumos/R1502-1.pdf> Last accessed: 16 Jan. 2018.

MONGELLI, S. T. Geração Núcleo-Elétrica: retrospectiva, situação atual e perspectivas futuras. 2006. Dissertação (Mestrado em Tecnologia Nuclear - Reatores) - Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2006. doi:10.11606/D.85.2006.tde-08062007-151208. Acesso em: 2018-07-07.

F. Santos et. al. Applications of Ionizing Radiation – Disclosure Is Necessary. Available at: <https://www.euronuclear.org/events/etrap/etrap2017/pdf/Posters/ETRAP2017-A0045-fullpaper.pdf> Last accessed: 16 Jan. 2018.

Published

2019-01-28

Issue

Section

Articles

How to Cite

A perspectiva do estudante da Escola SESC de Ensino Médio a respeito da geração de energia núcleo-elétrica. Brazilian Journal of Radiation Sciences, Rio de Janeiro, Brazil, v. 7, n. 1, 2019. DOI: 10.15392/bjrs.v7i1.787. Disponível em: https://www.bjrs.org.br/revista/index.php/REVISTA/article/view/787. Acesso em: 2 may. 2025.