Recomendações para a garantia da segurança em um setor de ressonância magnética

Authors

  • Tiago da Silva Jornada Departamento de Diagnóstico por Imagem da Escola Paulista de Medicina (DDI/UNIFESP) e Setor de Física e Higiene das Radiações.
  • Regina Bitelli Medeiros Universidade Federal de São Paulo, Departamento de Diagnóstico por Imagem da UNIFESP.

DOI:

https://doi.org/10.15392/bjrs.v3i1.56

Abstract

No mês de setembro de 2014 três acidentes foram relatados, envolvendo pacientes e funcionários em ambientes de Imagens por Ressônancia Magnética (MRI). Órgãos internacionais como o American College of Radiology (ACR), The Emergency Care Research Institute (ECRI), Institute for Magnetic Resonance Safety, Education, and Research (IMRSER) e o Food and Drug Administration (FDA) estabelecem requisitos de segurança, que que podem ser adotados nos países sem uma legislação especifica na área, como no caso do Brasil. Sendo assim o objetivo do presente trabalho é divulgar as recomendações quanto à segurança em uma instalação que contemple um ou mais equipamentos de RM. Dentre as normativas específicas destacam-se as recomendações do ECRI quanto à política de fiscalização, ressaltando a necessidade de se criar oficialmente o cargo de segurança ou responsável por garantir que os procedimentos ou as normativas sejam aplicadas e atualizadas. Sendo que é consenso entre os órgãos, considerando a orientação de que a segurança precisa ser reforçada, evidencia-se a necessidade de um profissional capacitado para fiscalizar, orientar e oferecer treinamento contínuo a todos os profissionais envolvidos na aquisição de imagens por ressonância magnética.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

  • Tiago da Silva Jornada, Departamento de Diagnóstico por Imagem da Escola Paulista de Medicina (DDI/UNIFESP) e Setor de Física e Higiene das Radiações.
    Tiago S. Jornada é graduado em Física Bacharelado com habilitação em Física Médica no Centro Universitário Franciscano UNIFRA, na cidade de Santa Maria no estado do Rio Grande do Sul, é Mestre em Ciência e Tecnologia das Radiações, Minerais e Materiais pelo Centro de Desenvolvimento da Tecnologia Nuclear (CDTN/CNEN) na cidade de Belo Horizonte no estado de Minas Gerais, tendo desenvolvido pesquisas na área da dosimetria em exames de tomografia computadorizada pediátrica e análise da qualidade diagnóstica da imagem tomográfica. Atualmente é Doutorando em Radiologia Clínica no Departamento de Diagnóstico por Imagem da Escola Paulista de Medicina (DDI/UNIFESP) com pesquisas voltadas para área de Imagens por Ressonância Magnética e controle de qualidade em equipamentos de ressonância magnética e também é especializando em Engenharia Clínica Centro de Engenharia Biomédica - CEB na Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP.
  • Regina Bitelli Medeiros, Universidade Federal de São Paulo, Departamento de Diagnóstico por Imagem da UNIFESP.
    Possui graduação em Fisica pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (1976), Doutorado em Ciências Radiológicas pela Universidade Federal de São Paulo (1992) e Pós-Doutorado na University of Chicago. Aposentou-se como Professor Associado da Universidade Federal de São Paulo. Professora Afiliada da Escola Paulista de Medicina. Atua como professora orientadora do Programa de Pós-Graduação em Radiologia Clínica/Ciências Radiológicas do Departamento de Diagnostico por Imagem da Escola Paulista de Medicina nos seguintes áreas: garantia da qualidade no diagnóstico por imagem, dosimetria das radiações e proteção radiológica.

References

IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Estatísticas da saúde: Expectativa de vida do brasileiro aumenta para 74 anos. <http://www.brasil.gov.br/noticias/arquivos/2012/11/29/expectativa-de-vida-do-brasileiro-aumenta-para-74-anos. >. Último acesso: 23 Out. 2014

CNES – Secretaria de atenção à saúde.

<http://cnes.datasus.gov.br/Mod_Ind_Equipamento.asp?VEstado=35&VMun=355030.> Úl-timo acesso: 12 Nov. 2014

Chen DW. Boy, 6, dies of skull injury during M.R.I. New York Times. July 31, 2001:B1, B5.

“U.S. Food and Drug Administration: FDA Safety Communication,” <http://www.fda.gov/medicaldevices/safety/alertsandnotices/ucm135362.htm (2014).>. Últi-mo acesso: 23 Out. 2014

Two stuck to MRI machine for 4 hrs. Mumbai Mirror. http://www.mumbaimirror.com/mumbai/cover-story/Two-stuck-to-MRI-machine-for-4-hrs/articleshow/45103043.cms. Último acesso: 16 Dez. 2014.

Man stabbed in eye during brain scan. The New Zealand Gerald. < http://www.nzherald.co.nz/nz/news/article.cfm?c_id=1&objectid=11359290>. Último acesso: 16 Dez. 2014.

Chhattisgarh: Woman seriously injured after getting stuck in MRI machine. The Times Of India. <http://timesofindia.indiatimes.com/city/raipur/Chhattisgarh-Woman-seriously-injured-after-getting-stuck-in-MRI-machine/articleshow/42043632.cms>. Último acesso: 16 Dez. 2014.

“Institute for Magnetic Resonance Safety, Education, and Research:

Guidelines for Screening patients for MR producers and individuals for the MR environment.

<http://www.imrser.org/PaperPDFRecord.asp?WebRecID=82&PgName=Guidelines&WebRecID=&sb_SummaryTitle=& (2014).>. Último acesso: 19 Nov. 2014

“ECRI Institute: Patient Death Illustrates the Importance of Adhering to Safety Precau-tions in Magnetic Resonance Environment,”

<https://www.ecri.org/Documents/Patient_Safety_Center/hazard_MRI_080601.pdf>. Último acesso: 2 Dez. 2014

Expert Panel on MRS. Kanal E, Barkovich AJ, Bell C, et al. ACR guidance document on MR safe practices: 2013. J Magn Reson Imaging. 2013;37:501–530.

Published

2015-06-23

Issue

Section

Articles

How to Cite

Recomendações para a garantia da segurança em um setor de ressonância magnética. Brazilian Journal of Radiation Sciences, Rio de Janeiro, Brazil, v. 3, n. 1, 2015. DOI: 10.15392/bjrs.v3i1.56. Disponível em: https://www.bjrs.org.br/revista/index.php/REVISTA/article/view/56.. Acesso em: 28 apr. 2024.

Most read articles by the same author(s)