Construção de um catálogo de espectros de raios X para simulações em mamografia

Authors

  • Larissa Cristina Silva dos Santos Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE). Centro Regional de Ciências Nucleares do Nordeste (CRCN-NE).
  • José Wilson Vieira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE). Escola Politécnica de Pernambuco, Universidade de Pernambuco (UPE).
  • Fernando Roberto de Andrade Lima Centro Regional de Ciências Nucleares do Nordeste (CRCN-NE). Universidade Federal de Pernambuco (PROTEN/UFPE/CNEN).

DOI:

https://doi.org/10.15392/bjrs.v6i2A.513

Keywords:

Mamografia, espectros de raios X, Monte Carlo, Modelos Computacionais de Exposição.

Abstract

Modelos Computacionais de Exposição (MCEs) utilizam técnicas Monte Carlo (MC) para simular a interação da radiação com a matéria. Um MCE é constituído, basicamente por um fantoma (geometria a ser irradiada), algoritmos simuladores de fontes radioativas e um código MC para simular o transporte, interação da radiação com a matéria e avaliação da dose absorvida em regiões de interesse, bem como uma grandeza de normalização da dose. Com o propósito de compor um MCE para simulações em mamografia, um catálogo de espectros de raios X com potenciais de pico na faixa dos utilizados em exames reais foi construído. Os espectros foram simulados por meio de um software web Simulation of X-ray Spectra (SXRS – Software desenvolvido pela Siemens e livre para fins acadêmicos). Para tanto, foi utilizada uma combinação alvo/filtro de Molibdênio/Molibdênio (espessura do filtro de 0,03 mm). Os dados dos espectros foram organizados em um arquivo de texto interpretável pelo código MC EGSnrc. Simulações MC com o MCE FSTA, composto pelo fantoma feminino em posição ortostática, FASH (Female Adult meSH) acoplado ao código MC EGSnrc, foram realizadas e os espectros originais gerados pelo SXRS foram comparados com os obtidos nas simulações MC. Como o erro relativo médio percentual entre os valores comparados foi abaixo de 6%, o SXRS foi usado para gerar mais espectros para construção de um catálogo. Este catálogo poderá ser utilizado em MCEs a serem desenvolvidos para mamografia.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

  • Larissa Cristina Silva dos Santos, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE). Centro Regional de Ciências Nucleares do Nordeste (CRCN-NE).

    Tecnóloga em Radiologia, formada pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE, Recife).

  • José Wilson Vieira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE). Escola Politécnica de Pernambuco, Universidade de Pernambuco (UPE).

    Professor Titular do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE, Recife) e professor adjunto da Universidade de Pernambuco (UPE). 

  • Fernando Roberto de Andrade Lima, Centro Regional de Ciências Nucleares do Nordeste (CRCN-NE). Universidade Federal de Pernambuco (PROTEN/UFPE/CNEN).

    Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Energéticas e Nucleares da Universidade Federal de Pernambuco (PROTEN/UFPE/CNEN). Pesquisador Colaborador do Centro Regional de Ciências Nucleares do Nordeste (CRCN-NE).

References

NASCIMENTO, F. B.; PITTA, M. G. R.; RÊGO, M. J. B. M. Análise dos principais méto-dos de diagnóstico de câncer de mama como propulsores no processo inovativo. Arquivos de Me-dicina. Porto: Arq Med, v. 29, p. 153-159. 2015. Disponível em < http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-34132015000600003 >. Últi-mo acesso em: 13 dez. 2017.

RIBEIRO, P. B.; CUNHA, D. M. Avaliação do desempenho de espectros de raios X em mamografia digital utilizando simulações Monte Carlo. Revista Brasileira de Física Médica. São Paulo: RBFM, v. 7, n. 3 p.153-6. 2013. Disponível em: < http://www.rbfm.org.br/rbfm/article/view/264/v7n3p153>. Último acesso em: 21 dez. 2017.

CORRÊA, E. L; LUCENA, R.F; POTIENS, M. P. A.; VIVOLO, V. Comparação de espec-tros de raios X gerados por um alvo de W e filtração adicional de Mo e Al para aplicação em me-trologia na mamografia. XIV Congresso Brasileiro de Física Médica. São Paulo, Brasil. 2009. Disponível em: < https://www.researchgate.net/publication/266066420_Comparacao_de_espectros_de_raios_X_gerados_por_um_alvo_de_W_e_filtracao_adicional_de_Mo_e_Al_para_aplicacoes_em_metrologia_na_mamografia> . Último aceso em: 21 dez. 2017.

CASSOLA, V. F. Desenvolvimento de fantomas humanos computacionais usando ma-lhas poligonais em função da postura, massa e altura. Tese de Doutorado, PROTEN, UFPE, Recife, Pernambuco, 2011. 102p.

KAWRAKOW, I.; MAINEGRA-HING, E.; ROGERS, D. W. O. TESSIER, F., WALTERS, B. R. B., The EGSnrc Code System: Monte Carlo Simulation of Electron and Photon Transport, NRCC Report PIRS-701, National Research Council of Canada, Ottawa, Canada, 2015. 323p.

Published

2018-07-19

How to Cite

Construção de um catálogo de espectros de raios X para simulações em mamografia. Brazilian Journal of Radiation Sciences, Rio de Janeiro, Brazil, v. 6, n. 2A (Suppl.), 2018. DOI: 10.15392/bjrs.v6i2A.513. Disponível em: https://www.bjrs.org.br/revista/index.php/REVISTA/article/view/513.. Acesso em: 29 apr. 2024.

Similar Articles

1-10 of 846

You may also start an advanced similarity search for this article.

Most read articles by the same author(s)

1 2 3 > >>