Desenvolvimento de um modelo para registro e avaliação de incidentes em radioterapia

Authors

  • André Luis de Carvalho Ribeiro Instituto de Radioproteção e Dosimetria - IRD
  • Flávia Cristina da Silva Teixeira Comissão Nacional de Energia Nuclear - CNEN
  • Eduardo de Paiva Instituto de Radioproteção e Dosimetria

DOI:

https://doi.org/10.15392/bjrs.v6i2A.441

Keywords:

radioterapia, acidentes, proteção do paciente, gestão de qualidade.

Abstract

A radioterapia vem apresentando constantes aprimoramentos para se tornar cada vez mais eficaz, contribuindo, assim, para aumentar as chances de cura dos pacientes. Neste sentido, a aprendizagem com incidentes ganhou grande destaque durante sucessivas abordagens sobre a segurança do paciente. O objetivo deste trabalho é desenvolver uma ferramenta para registro e análise de incidentes em radioterapia e aplica-la em clínicas do Rio de Janeiro com o intuito de implementar a política de gestão da qualidade e de cultura de segurança. Foram realizadas etapas que envolveram a análise dos mapas de processo para o enriquecimento do sistema (chamado de Sistema Padronizado de Incidentes em Radioterapia - SPIRad) que já conta com uma versão em formulário físico. A proposta é a conversão deste formulário para uma ferramenta digital para ser utilizada por meio de intranet. A etapa seguinte é a aplicação da mesma em clínicas de radioterapia do Rio de Janeiro e a avaliação dos resultados obtidos com o objetivo de possíveis aprimoramentos através de feedbacks dos usuários.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

  • André Luis de Carvalho Ribeiro, Instituto de Radioproteção e Dosimetria - IRD
  • Flávia Cristina da Silva Teixeira, Comissão Nacional de Energia Nuclear - CNEN
  • Eduardo de Paiva, Instituto de Radioproteção e Dosimetria

References

CUNNINGHAM, J., et al., Radiation Oncology Safety Information System (ROSIS)--profiles of participants and the first 1074 incident reports. Radiother Oncol, 2010. 97(3): p. 601-7.

KOHN, L.T., J.M. CORRIGAN, and M.S. DONALDSON, To Err is Human: Building a Safer Health System, A. Institute of Medicine Committee on Quality of Health Care in, Editor. 2000, National Academies Press (US). Copyright 2000 by the National Academy of Sciences. All rights reserved.: Washington (DC).

BOTNEY, R., Improving patient safety in anesthesia: a success story? Int J Radiat Oncol Biol Phys, 2008. 71(1 Suppl): p. S182-6.

HENDEE, W.R. and M.G. HERMAN, Improving patient safety in radiation oncology. Med Phys, 2011. 38(1): p. 78-82.

MARTINS, A.M.M., Desenvolvimento de uma base de dados para registo de incidentes e gestão de risco em radioterapia. 2014.

Published

2018-07-19

How to Cite

Desenvolvimento de um modelo para registro e avaliação de incidentes em radioterapia. Brazilian Journal of Radiation Sciences, Rio de Janeiro, Brazil, v. 6, n. 2A (Suppl.), 2018. DOI: 10.15392/bjrs.v6i2A.441. Disponível em: https://www.bjrs.org.br/revista/index.php/REVISTA/article/view/441.. Acesso em: 29 apr. 2024.

Similar Articles

1-10 of 845

You may also start an advanced similarity search for this article.