Análise dos testes de constância de equipamentos de raio X convencionais em serviços de radiodiagnóstico médico no estado de Minas Gerais

Authors

  • Fábio Sabará Dias CENTRO DE DESENVOLVIMENTO DA TECNOLOGIA NUCLEAR
  • Paulo Márcio Campos de Oliveira Centro de Desenvolvimento da Tecnologia Nuclear Universidade federal de Minas Gerais
  • Leandro de Abreu Vieira Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES/MG)
  • Marco Aurélio de Sousa Lacerda Centro de Desenvolvimento da Tecnologia Nuclear

DOI:

https://doi.org/10.15392/bjrs.v6i1.364

Keywords:

Controle de Qualidade, Radiodiagnóstico Médico, Proteção Radiológica.

Abstract

O objetivo deste trabalho é fazer uma análise crítica acerca das metodologias e análises aplicadas nos relatórios de testes de constância, confeccionados por profissionais cadastrados pela Vigilância Sanitária do estado de Minas Gerais (VISA/MG) à luz da Portaria SVS-MS nº 453 de 1998. Foram avaliados os relatórios, disponibilizados pela VISA/MG, de testes de constância de equipamentos distribuídos por todo o estado de Minas Gerais em um período retrospectivo de 5 anos. Os testes de camada semirredutora (CSR) foram satisfatórios em 93,2% dos casos, mas os valores de CSR foram bem próximos dos limites estabelecidos na Portaria 453. Para o teste de rendimento do tubo, 98,1% dos testes estão em conformidade, já que os dados foram gerados seguindo a recomendação da publicação da ANVISA 2005, que não estipula valores limites para tal teste. No teste de alinhamento de grade, do total de testes conformes avaliados, apenas 32% estão realmente corretos. De um modo geral, foi verificada a necessidade de atualização da Portaria 453, no que se refere às  metodologias de testes e padrões de desempenho.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

  • Fábio Sabará Dias, CENTRO DE DESENVOLVIMENTO DA TECNOLOGIA NUCLEAR
    Seção de Dosimetria das Radiações (SECDOS) do Centro de Deseolvimento da Tecnologia Nuclear
  • Paulo Márcio Campos de Oliveira, Centro de Desenvolvimento da Tecnologia Nuclear Universidade federal de Minas Gerais

    Coordenador do curso de Radiologia da UFMG.

    Departamento de Anatomia e Imagem

  • Leandro de Abreu Vieira, Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES/MG)
    Diretoria de Vigilância em Serviços de Saúde (DVSS)
  • Marco Aurélio de Sousa Lacerda, Centro de Desenvolvimento da Tecnologia Nuclear
    Professor e Supervisor de Radioproteção do setor de Seção de Dosimetria das Radiações (SECDOS) do Centro de Deseolvimento da Tecnologia Nuclear

References

BRASIL. MINISTÉRIO DA SAÚDE - ANVISA. Portaria 453 do Ministério da Saúde: Diretri-zes de Proteção Radiológica em Radiodiagnóstico Médico e Odontológico. Diário Oficial da União de 02 de junho de 1998.

MINAS GERAIS. SECRETARIA DE SAÚDE DO ESTADO DE MINAS GERAIS. Resolução SES nº 5177, 2016. Dispõe sobre o cadastramento de consultor externo no Estado de Minas Gerais, de empresa e/ou profissional para o exercício dos serviços de avaliação de equipamentos de raios X e de ambientes na área de proteção radiológica em radiologia médica e odontológica. Disponível em: http://www.saude.mg.gov.br/images/documentos/resolu%C3%A7%C3%A3o_5177.pdf. Acesso em: 01/08/2016.

BRASIL. MINISTÉRIO DA SAÚDE - ANVISA. Radiodiagnóstico Médico: Desempenho de Equipamentos e Segurança / Ministério da Saúde. Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Brasília, 2005.

EUR. European Commission. Criteria for Acceptability of Medical Radiological Equipment used in Diagnostic Radiology, Nuclear Medicine and Radiotherapy. Radiation Protection No 162. Luxembourg: Office for Official Publications of the European Communities, 2012.

U.S. FDA. Food and Drug Administration. Performance standards for ionizing radiation emitting products. Part 1020.30: Diagnostic x-ray systems and their major components. Washington, DC: Food and Drug Administration, Department of Health and Human Services; Revised April 1, 2016.

SEFM-SEPR-SERAM. Sociedad Española de Física Médica - Sociedade Española de Proteccion Radiológica – Sociedad Española de Radiologia Médica. Protocolo Español de Control de Ca-lidad em Radiodiagnostico, Revisíon 2011. Espanha, 2011. Disponível em: http://seram.es/modules.php?name=webstructure&idwebstructure=327. Acesso em: 02/08/2017.

Published

2018-01-28

Issue

Section

Articles

How to Cite

Análise dos testes de constância de equipamentos de raio X convencionais em serviços de radiodiagnóstico médico no estado de Minas Gerais. Brazilian Journal of Radiation Sciences, Rio de Janeiro, Brazil, v. 6, n. 1, 2018. DOI: 10.15392/bjrs.v6i1.364. Disponível em: https://www.bjrs.org.br/revista/index.php/REVISTA/article/view/364.. Acesso em: 28 apr. 2024.

Similar Articles

1-10 of 840

You may also start an advanced similarity search for this article.