Dissemination of information in nuclear sciences and public acceptance of irradiated foods in Basic Education

Authors

  • Drª Denise Sahyun Levy Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares, São Paulo, Brazil (IPEN-CNEN/SP).
  • DRª Viviane de Fátima Benedetti Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares, São Paulo, Brazil (IPEN-CNEN/SP). https://orcid.org/0009-0004-4649-7312
  • DR. João Pedro Alves de Azevedo Barros Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares, São Paulo, Brazil (IPEN-CNEN/SP).
  • Drª Anna Lucia Casañas Haasis Villavicencio Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares, São Paulo, Brazil (IPEN-CNEN/SP).

DOI:

https://doi.org/10.15392/2319-0612.2024.2681

Keywords:

radura, tecnologia nuclear, alimentos irradiados

Abstract

Technological advances, such as food irradiation, aim to improve environment sustainability, human health, and the well-being of society. Food irradiation is a well-established and effective technology for preserving and disinfecting food, keeping food quality and nutritional properties. The lack of adequate information about nuclear sciences can lead to resistance, compromising acceptability. Prejudices and misinformation lead society to associate nuclear techniques with harmful effects on human health and on the environment. The recent reformulation of the Brazilian National Common Core Curriculum favor interdisciplinarity and provides opportunities for the inclusion of nuclear sciences in schools. Themes that are crucial to national development, such as Science and Technology, as well as Food and Nutrition Education, are now mandatory subjects in schools. Considering the vast content available on the Internet, with channels of direct communication with young people, this study aimed to analyze the prior knowledge about nuclear sciences, especially food irradiation, among Elementary School students at a well-known private school in São Paulo. The research with groups of students allows communicators to identify current gaps and specific needs for the development of future actions to combat disinformation. The results bring a paradoxical perception of elementary school students, whose prior knowledge is fragmented and decontextualized. However, the research demonstrates that students are receptive to new learning, and tend to support national technological advances, including nuclear sciences. Also, the offer of quality information, in a formal learning environment, can instigate critical thinking, reformulate opinions and contribute to the acceptability of peaceful applications of nuclear technology.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

  • Drª Denise Sahyun Levy, Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares, São Paulo, Brazil (IPEN-CNEN/SP).

    Atuação nos mercados corporativo e institucional na área de Tecnologias da Informação e Comunicação, com ênfase em projeto instrucional e planejamento de sistemas de gestão da informação, educação a distância, capacitação profissional e formação continuada. Professora colaboradora no programa de pós graduação do IPEN/USP (TNA-5732 e TNA-5777). Diretora de Comunicação da Sociedade Brasileira de Proteção Radiológica (SBPR). Colaboradora das plataformas educativas internacionais: Red Latinoamericana para la Educación y la Capacitación en Tecnología Nuclear (LANENT) e Plataforma Tecnológica de Energía Nuclear de Fisión (CEIDEN). Diretora de Comunicação da Federación de Radioprotección de América Latina y el Caribe (FRALC). (Texto informado pelo autor)

  • DRª Viviane de Fátima Benedetti, Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares, São Paulo, Brazil (IPEN-CNEN/SP).

    Doutoranda em Ciências no Centro de Tecnologia das Radiações - CETER /Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares - IPEN-CNEN/ Universidade de São Paulo - USP (2023). Mestre em Ciência pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (2022) Programa de Medicina Tropical Área de concentração: Doenças Tropicais e Saúde Internacional. Especializada (lato sensu) em Microbiologia Clínica pelo Instituto de Pesquisa e Ensino em Saúde de São Paulo (2010) e graduada em Biomedicina pela Universidade de Marília (2001). Ampla experiência no desenvolvimento de práticas laboratoriais (2002 - 2018) em Análise Clínicas (coleta de espécimes, análise e interpretação de laudos), Microbiologia ( nas áreas de cultivo e identificação bacteriana, fúngica e modulação e replicação viral (arbovírus) em diferentes linhagens celulares) e biologia molecular. (Texto informado pelo autor)

  • Drª Anna Lucia Casañas Haasis Villavicencio, Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares, São Paulo, Brazil (IPEN-CNEN/SP).

    Professora titular do programa de pós-graduação do IPEN/USP, orienta e ministra disciplinas no programa de Tecnologia Nuclear da Universidade de São Paulo (TNA-IPEN/USP), foi membro da Comissão de Pós Graduação do Programa de Tecnologia Nuclear (IPEN/USP, 2013-2015). Tecnologista da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) e pesquisadora do Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN-CNEN/SP). Tem desenvolvido trabalhos visando a Aplicação Pacífica do uso da Tecnologia Nuclear em prol da Segurança Alimentar na área de Ciência e Tecnologia de Alimentos, com ênfase em Análise de Alimentos Irradiados, atuando principalmente nos seguintes temas: Irradiação de Alimentos, Detecção de Alimentos Irradiados de origem animal e vegetal; Análises Físico-Química, Bioquímica, Microbiológica e Nutricional de Alimentos Irradiados, Avaliação e Aplicação do tratamento Quarentenário e Fitossanitário em conjunto com o processo de irradiação em produtos agrícolas; Análise de Biocompostos Naturais e o processamento por radiação; Análise Sensorial de alimentos irradiados; Segurança Alimentar e Estudos de Aceitação Pública de Alimentos Processados por Radiação; Legislação Nacional e Internacional sobre aplicação da Radiação em Alimentos e Produtos Agrícolas junto à ABNT; Detecção de Alimentos Transgênicos e Efeitos Biológicos da Radiação. Tem experiência em coordenar projetos nacionais e internacionais financiados pela Agência Internacional de Energia Atômica (IAEA), Viena, Áustria, sobre a interação da radiação em alimentos. Participa em comissões e cursos de curta duração na atualização do tema relacionado à irradiação de alimentos e produtos agrícolas. (Texto informado pelo autor)

References

[1] PASTURA, V. et al. Perspectivas Dialógicas Sobre a Energia Nuclear: (Des)Informação com Vista à Agenda 2030. In X Congresso Nacional de Educação (CONEDU 2024), Fortaleza, 2024.

[2] ROBERTS, P. B. The Safety and Nutritional Adequacy of Irradiated Foods. In: Encyclopedia of Food Safety. Second Edi ed. [s.l.] Elsevier, 2024. v. 3p. 612–620. DOI: https://doi.org/10.1016/B978-0-12-822521-9.00074-5

[3] BHATNAGAR, P. et al. Impact of irradiation on physico-chemical and nutritional properties of fruits and vegetables: A mini review. Heliyon, v. 8, n. 10, p. e10918, out. 2022. DOI: https://doi.org/10.1016/j.heliyon.2022.e10918

[4] LEVY, D.; SORDI, G. M. A. A.; VILLAVICENCIO, A. L. C. H. Irradiação de alimentos no Brasil: revisão histórica, situação atual e desafios futuros. Brazilian Journal of Radiation Sciences, v. 8, n. 3, p. 1–16, 2020. DOI: https://doi.org/10.15392/bjrs.v8i3.1241

[5] D’SOUZA, C. et al. Consumer acceptance of irradiated food and information disclosure – A retail imperative. Journal of Retailing and Consumer Services, v. 63, 1 nov. 2021. DOI: https://doi.org/10.1016/j.jretconser.2021.102699

[6] BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasilia, 2018.

[7] BRASIL. Ministério da Educação. Temas Contemporâneos Transversais na BNCC. Brasilia, 2019. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/implementacao/contextualizacao_temas_contemporaneos.pdf (acesso em 26 de fevereiro de 2025)

[8] LEVY, D. S.; SORDI, G. M. A. A.; VILLAVICENCIO, A. L. C. H. Construindo pontes entre ciência e sociedade: divulgação científica sobre irradiação de alimentos. Brazilian Journal of Radiation Sciences, v. 6, n. 1, p. 1–13, 28 jan. 2018. DOI: https://doi.org/10.15392/bjrs.v6i1.343

[9] PORTAL FIOCRUZ. Diagnóstico da Divulgação da Ciência na América Latina. Brasilia, 2018. Disponível em https://www.fiocruzbrasilia.fiocruz.br/diagnostico-apresenta-mapeamento-da-divulgacao-cientifica-na-america-latina (acesso em 26 de fevereiro de 2025)

[10] AGÊNCIA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA. Resolução RDC nº 21, de 26 de janeiro de 2001. Aprova o regulamento técnico para irradiação de alimentos. Brasilia, 2001.

[11]HKOURY, H.J.; LEVY D. (ORG). Investigando as Aplicações da Radioatividade: Curiosidades sobre diferentes áreas de atuação para inspirar professores e jovens pesquisadores. Editora Recanto das Letras. São Paulo, 2021.

[12] LEVY, DENISE; VILLAVICENCIO, ANNA L. A mega master interessante vida de uma manga irradiada. São Paulo, SP: Recanto das Letras, 2022.

[13] BARROS, JOAO P.A. de A. et al. Aplicação da radiação ionizante em resíduos agroindustriais. In 18th Congreso Argentino de Ciencia y Tecnologia de Alimentos. Buenos Aires, 2023.

Downloads

Published

2025-06-04

How to Cite

Dissemination of information in nuclear sciences and public acceptance of irradiated foods in Basic Education. Brazilian Journal of Radiation Sciences, Rio de Janeiro, Brazil, v. 12, n. 4B (Suppl.), p. e2681, 2025. DOI: 10.15392/2319-0612.2024.2681. Disponível em: https://www.bjrs.org.br/revista/index.php/REVISTA/article/view/2681. Acesso em: 11 jun. 2025.