Um panorama da monitoração individual de nêutrons no Brasil de IOEs na área de perfilagem de poços de petróleo no Brasil

Authors

  • Shirley da Conceição Magalhães Instituto de Radioproteção e Dosimetria - IRD/CNEN
  • Suede Martins da Silva Instituto de Radioproteção e Dosimetria - IRD/CNEN https://orcid.org/0000-0003-0144-495X
  • João Carlos Leocadio Instituto de Radioproteção e Dosimetria - IRD/CNEN
  • Francisco Cesar Augusto Da Silva Instituto de Radioproteção e Dosimetria - IRD/CNEN

DOI:

https://doi.org/10.15392/bjrs.v8i1B.1036

Keywords:

Perfilagem de poços de petróleo, Perfilagem neutrônica, Monitoração individual de nêutrons

Abstract

Uma análise de características e propriedades das rochas, após a perfuração de um poço de petróleo, pode ser executada utilizando-se perfilagem elétrica, de indução, sônica e radioativa. A perfilagem radioativa pode ser do tipo gama-natural, gama-gama e neutrônica, sendo que nesta utiliza-se fontes radioativas de 241Am-Be até 851 GBq e 252Cf até 4,1 GBq. Os IOEs da área de perfilagem de poços de petróleo são monitorados duplamente, tanto para radiação de fótons como para nêutrons. No Brasil, apesar de existir 10 instalações de perfilagem de poços de petróleo com 40 SPRs e 3 laboratórios de dosimetria de nêutrons, os dados sobre a monitoração individual de nêutrons de IOE não são devidamente apresentados sistematicamente. Este trabalho apresenta um panorama da área de perfilagem de poços de petróleo, enfocando os tipos de dosímetros, o número de IOEs e resultados de monitoração individual. Na pesquisa bibliográfica foram utilizados dados publicados independente do período e os publicados no UNSCEAR. Os resultados apresentam detalhes dos tipos de dosímetros de nêutrons mais utilizados, bem como, dados relativos à evolução do número de IOEs com monitoração gama e de nêutrons. Os dados analisados mostram que a perfilagem de poços de petróleo tem tido um aumento no número de IOEs com monitoração individual para nêutrons ao longo dos anos, e a dose efetiva média anual vem diminuindo progressivamente. Conclui-se que para se obter uma visão mais detalhada sobre monitoração individual para nêutron, em perfilagem de poços de petróleo, os dados devem ser publicados de maneira adequada e constante.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

  • Shirley da Conceição Magalhães, Instituto de Radioproteção e Dosimetria - IRD/CNEN
    Pós-Graduação Lato Sensu em “Proteção Radiológica e Segurança de Fontes Radioativas”
  • Suede Martins da Silva, Instituto de Radioproteção e Dosimetria - IRD/CNEN
    Pós-Graduação Lato Sensu em “Proteção Radiológica e Segurança de Fontes Radioativas”
  • João Carlos Leocadio, Instituto de Radioproteção e Dosimetria - IRD/CNEN

    Proteção Radiológica na Indústria

    Pós-Graduação Lato Sensu em “Proteção Radiológica e Segurança de Fontes Radioativas

  • Francisco Cesar Augusto Da Silva, Instituto de Radioproteção e Dosimetria - IRD/CNEN

    Proteção Radiológica na Indústria

    Pós-Graduação Lato Sensu em “Proteção Radiológica e Segurança de Fontes Radioativas

References

GALVÃO, Q.. Extração de Óleo e Gás – Perfuração. Brasil, 2015.

TRIGGIA, A. A. Fundamentos da Engenharia do Petróleo. Rio de Janeiro: Interciência, 2001.

IAEA, .Categorization of Radioactive Sources. Vienna, 2005.

CNEN. Instalações Autorizadas. Disponível em: http://www.cnen.gov.br/index.php/instalacoes-autorizadas-2. Último acesso: 07 Jul 2020.

CASEC/IRD, 2018. Comunicação pessoal.

VILELA, E. C.. Desenvolvimento e Calibração de um Dosímetro Pessoal para Nêutrons Utilizando Detectores Sólidos de Traços Nucleares, São Paulo, 1996.

SOUTO, E. D.. Projeto, Construção e Caracterização de um Dosímetro para Radiação de Nêutrons, São Paulo, 2007.

LANDAUER, 2009. Neutrak® Dosimeter for Neutron Radiation. Disponível em: https://www.landauer.com/sites/default/files/product-specification-file/neutrak_1.pdf. Último acesso: 07 Jul 2020.

GONÇALVES, S. A., et al, 2001. Monitoração Individual de Nêutrons: 18 Anos de Experiência. Disponível em: <https://www.ipen.br/biblioteca/cd/inac/2002/ENAN/E01/E01_566.PDF>. Último acesso: 07 Jul 2020.

MARTINS, M. M.. Desenvolvimento e Caracterização de um Sistema de Monitoração Individual de Nêutrons tipo Albedo de duas Componentes usando Detectores Termoluminescentes. Rio de Janeiro, 2008.

IRD, 2020. Laboratório de dosimetria termoluminescente. Disponível em: http://www.ird.gov.br/index.php/laboratorio/59-ird/laboratorios/94-laboratorio-de-dosimetria-termoluminescente. Último acesso: 07 Jul 2020.

MAURICIO, C. L. P., et al. Análise dos Registros de Dose Ocupacional Externa no Brasil. Brazilian Journal of Radiation Sciences 03-1a (2015) 01-18.

UNSCEAR, 2008. Sources and Effects of Ionizing Radiation, Volume I. Disponível em: https://www.unscear.org/docs/publications/2008/UNSCEAR_2008_Annex-B-CORR.pdf. Último acesso: 07 Jul 2020.

Published

2020-09-03

How to Cite

Um panorama da monitoração individual de nêutrons no Brasil de IOEs na área de perfilagem de poços de petróleo no Brasil. Brazilian Journal of Radiation Sciences, Rio de Janeiro, Brazil, v. 8, n. 1B (Suppl.), 2020. DOI: 10.15392/bjrs.v8i1B.1036. Disponível em: https://www.bjrs.org.br/revista/index.php/REVISTA/article/view/1036.. Acesso em: 28 apr. 2024.

Similar Articles

1-10 of 833

You may also start an advanced similarity search for this article.

Most read articles by the same author(s)